terça-feira, 20 de setembro de 2011

1.3 - Constantes

Constantes são "variáveis fixas", capazes de armazenar um valor (quase todos os tipos), porém não podem ser redefinidos, removidos ou alterados por ser uma constante permanecem como são até o final do script.

Definição de Constantes
Uma constante é um identificador (nome) para um único valor. Como o nome sugere, esse valor não pode mudar durante a execução do script (exceção às constantes mágicas, que não são constantes de verdade). As constantes são sensíveis ao caso por padrão. Por convenção, o nomes de constantes são sempre em maiúsculas.


O nome de uma constante tem as mesmas regras de qualquer identificador no PHP. Um nome de constante válida começa com uma letra ou sublinhado, seguido por qualquer número de letras, números ou sublinhados. (Texto retirado do site www.php.net).

Vejamos abaixo como podemos criar uma constante.
Para criar um constante usamos a função define(), que são passados dois parâmetros 1º nome da constante e 2º valor da constante.

define('nome da constante', 'valor da constante');

define('Constante', 'Este é o valor da minha contante');

define('Titulo', 'Rumo a ZCE - Zend Certified Engineer');

Usando uma constante
O uso de uma constante é idêntico ao uso de uma varável, a única diferença é que você não coloca o $ (cifrão) na frande do nome da constante.

Exemplo:

<?php
define('Frase', 'estou estudando PHP');
echo "Eu " . SITE;
// Eu estou estudando PHP

// Outra forma:
$mensagem = "Eu";
echo $mensagem . ' ' . Frase;
// Eu estou estudando PHP
?>

Verificando se uma Constante foi definida
Para sabermos se um contante foi definida utilizamos a função defined()

Exemplo

<?php
// Verifica se a constante SITE não foi definida
if (defined('CONSTANTE') == false) {
                define('CONSTANTE', 'Essa é uma constante');
}
?>

Um comentário:

  1. Legal a idéia e como disse no groups te apoio e sempre que puder (se possível) gostaria de ajudar tambem.... valeu!

    ResponderExcluir